segunda-feira, 16 de julho de 2012

Teste Samsung Galaxy III

Lançado há pouco menos de dois meses, o Galaxy S III que chegou ao país no início do mês de junho vem batendo recordes de vendas mundo afora. A previsão de que bateria 10 milhões de unidades vendidas foi refeita, elevando o número para 15 milhões, em um recente levantamento. E não poderia ser diferente no Brasil.
Mesmo com seu preço alto devido aos pesados encargos brasileiros, é difícil encontrar o modelo disponível em lojas das operadoras ou mesmo pelo varejo. A Samsung já tem algo a mais para comemorar, pois seu principal rival, o HTC One X, não chegará oficialmente ao Brasil, depois da notícia da saída da HTC do mercado brasileiro.
Samsun Galaxy S III (Foto: TechTudo/Allan Melo)Samsung Galaxy S III (Foto: TechTudo/Allan Melo)
Como você pode conferir neste review do Galaxy S3, trata-se de aparelho top no mercado atual, mostrando aos seus concorrentes como deve ser a combinação matadora dos novos celulares com processadores de quatro núcleos. Uma evolução muito bem produzida se comparado com seu antecessor Galaxy S II.
O aparelho da Samsung é um dos primeiros smartphones a chegar já trazendo a última versão do Android 4.0.4 (Ice Cream Sandwich). Nos testes, não podemos contar com a versão 4.1 (Jelly Bean), que foi anunciada no fim do mês passado e está sendo entregue inicialmente somente para o modelo Galaxy X.


Design
No primeiro contato com o aparelho, o S3 se mostra um modelo grande e frágil, mas seu corpo de plástico promete ser bem mais durável e resistente do que outros modelos no mercado. A versão branca consegue esconder bem mais os riscos em sua traseira do que a versão azul escovada, mas ambos os modelos pecam em não terem um sistema para melhorar o "grip".
Samsung Galxy S III no meio, entre o Galaxy X a esquerda e o Galaxy S II a direita (Foto: Reprodução/GSMarena)Galaxy S III no centro, entre o Galaxy X à esquerda e o Galaxy S II à direita (Foto: Reprodução/GSMarena)
A empresa manteve o sistema padrão da família Galaxy, ao deixar um botão físico e os outros dois serem "virtuais" fora da tela. Ele ficou bem maior que seus irmãos mais velhos da família, mas não tão grande ao Galaxy Note.
Software
A versão do Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich que chega com o S3 vem com o TouchWiz, a interface oficial da Samsung. Com o passar dos anos esse sistema vem ganhando melhorias para deixar o Android com a cara da empresa e com melhor fluidez, sensores de movimentos integrados e com os aplicativos e widgets próprios.
Na parte dos sensores, o S3 bate um bolão. Além dos tradicionais dos modelos Android, como o acelerômetro e o giroscópio, o modelo ainda vai além com um sensor de proximidade que reconhece se você está olhando para o aparelho, sensor de movimento das mãos para captura de tela e para pausar um som multimídia do aparelho.
O TouchWiz vem melhorando sim, mas a Samsung peca em não realizar uma grande mudança no sistema, afinal, já são mais de 3 anos com a mesma cara e poucas mudanças significativas. Para quem quiser dar uma mudada na aparência, pode buscar novos "launchers" (como o Apex Launcher e o Nova Launcher). A empresa oferece alguns aplicativos próprios, como S Memo que serve para desenhar sem a caneta (vendida separadamente) e o S Suggest, que fornece dicas de aplicativos da loja própria Samsung Apps.
O S Beam em funcionamento, facilitando a vida de quem precisa compartilhar arquivos de uma maneira mais rápida e simples (Foto: TechTudo/Allan Melo)O S Beam em funcionamento, facilitando a vida de quem precisa compartilhar arquivos de uma maneira mais rápida e simples entre aparelhos (Foto: TechTudo/Allan Melo)
O novo S Beam é um novo "bluetooth" bem mais rápido e prático, que utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication - ou simplesmente comunicação por proximidade). Com ele ativado, dois aparelhos próximos conseguem compartilhar fotos, vídeos, músicas, links e aplicativos para serem baixados na loja. Confira a função em um novo comercial divulgado pela Samsung.
Multimídia
Outro ponto campeão para o S3: seus vídeos vão rodar nele sem problemas de codecs. Sim, ele deu play em seu próprio player, em filmes em formato AVI, WMV, MP4 e até MKV. O preview dos arquivos em vídeo na pasta multimídia ganham movimento antes de se escolher o vídeo. A qualidade de som também é muito boa na hora de se ouvir músicas, pelo rádio ou pelo Google Play Music.
Galaxy S3 roda filmes na tela super AMOLED de 4,8 polegadas  (Foto: TechTudo/Allan Melo)Galaxy S3 roda filmes na tela super AMOLED de 4,8 polegadas (Foto: TechTudo/Allan Melo)
A galeria de imagens não mudou muita coisa, mas ganhou uma barra menor com melhor fluidez abaixo dos preview das fotos em maior tamanho na tela. O grande diferencial são as "tags", onde você pode configurar para que seus amigos sejam reconhecidos automaticamente nas fotos tiradas.
Hardware
O aparelho conta com uma tela Super AMOLED de 4,8 polegadas, com resolução HD de 1280 x 720 e com proteção contra arranhões do novo sistema Gorilla Glass 2. A tela é tão boa quanto as dos seus irmãos Galaxy X e Galaxy Note, e a moldura lateral consegue ser bem fina, o que não deixa o aparelho tão grande para se levar em bolsos ou realizar ligações.
Melhor desempenho se comparado a outros modelos poderosos do mercado (Foto: TechTudo/Allan Melo)Melhor desempenho se comparado a outros modelos poderosos do mercado (Foto: TechTudo/Allan Melo)
A tela é perfeita para se navegar na web ou jogar games dos mais pesados disponíveis na loja do Google Play. A resposta da tela é uma das mais rápidas de aparelhos com Android. Nos testes, não foi encontrado nenhum problema relacionado à tela que pudesse manchar o review do aparelho. Ele chega com memória RAM de 1GB e sua memória interna de 16GB pode receber uma expansão com um cartão microSD.
saiba mais
Seu processador Quad-Core de 1,4 Ghz é uma fera indomável. Os jogos mais pesados rodam sem engasgos no S3. Tambám não achamos um app que precisou usar todo o poder de processamento gráfico que o modelo tem a oferecer. Umas das mais pesadas brincadeiras que se pode fazer para mostrar seu super desempenho é abrir um vídeo em uma janela pequena, enquanto são feitas outras coisas na tela do aparelho (escrever uma mensagem, navegar em uma página, ler os tuítes, navegar no Facebook, etc.).
Câmera
A câmera tem a mesma resolução de 8 MP do seu antecessor Galaxy S II, mas a entrada de luz foi aprimorada, melhorando assim a qualidade das imagens e vídeos capturados por ela. O aparelho conta ainda com reconhecimento facial e sorriso, foco automático, geotag, HDR e "melhor foto", onde é possível tirar 8 fotos simultâneas e o aparelho escolhe qual ficou melhor ao final do processo.
Interface da câmera do S III (Foto: TechTudo)Interface da câmera do Samung Galaxy S III (Foto: TechTudo)
Os vídeos podem ser capturados em modo HD (720p) ou Full HD (1080p) ambos com 30fps. Isso pela câmera principal, e pela secundária, frontal de 2 MP, também é possível capturar vídeos em HD (720p). Em ambas, é possível capturar fotos no momento exato da filmagem.
A interface da tela da câmera é praticamente idêntica à que existia no Galaxy S II. Os atalhos à esquerda e à direita não mudaram nada. A melhoria vem na opção de escolher os quatro atalhos da esquerda, dentre os mais de 10 que existem nas configurações.
Bateria
Uma bateria com bastante fôlego para aguentar o dia a dia de uso pesado (Foto: TechTudo/Allan Melo)
Uma bateria com bastante fôlego para aguentar o dia a dia de uso pesado (Foto: TechTudo/Allan Melo)
Um aparelho com essa combinação fatal, com tela HD e melhor processador do mercado, não poderia ter uma bateria mediana. A do S3, de 2100 mAh, é, com certeza, uma das melhores entre os aparelhos com Android. Em um "heavy" teste ela sobreviveu ao acesso por 3G e Wi-Fi, download de alguns aplicativos, checagem de e-mails, redes sociais, 4 horas de música, algumas fotos e, ao fim das 24 horas do dia, ainda tinha 3% de carga.
Vale lembrar que o aparelho traz um sistema para economia de energia bem completo, com opção do tempo de tela, limitando o desempenho completo da CPU e desligando a resposta ao toque da tela.

0 comentários:

Postar um comentário