A foto de Osama Bin Laden já morto, que tem circulado esta segunda-feira pela Internet, depois do anúncio da sua morte pelos EUA, é afinal uma farsa.
A imagem resulta de uma montagem a partir de uma outra fotografia onde se vê um homem ensanguentado, com um olho branco semi-aberto, que já circula na Internet há dois anos, segundo o jornal «The Guardian» que publica, lado a lado, as duas imagens.
A suposta derradeira fotografia de Bin Laden foi divulgada por uma televisão paquistanesa e rapidamente se difundiu por outras televisões em todo o mundo e por inúmeros sites informativos.
Entre eles estão as primeiras páginas do Times, Telegraph ou Sun, embora a imagem tenha sido rapidamente removida, depois de a falsificação ter sido dada a conhecer no Twitter.
A falsa fotografia foi publicada por um jornal do Médio Oriente ainda em Abril de 2009, sendo que o editor da publicação disse não ser possível «determinar se a foto é verdadeira ou não».
Certo é que, desde então, a imagem tem sido dada por uma série de fóruns como verdadeira. Mas, atentendo ao anúncio de Barack Obama, Osama Bin Laden só agora foi capturado e morto.
Fonte: tvi 24hs
0 comentários:
Postar um comentário