China tira os EUA do topo da lista dos proprietários dos supercomputadores mais rápidos
O supercomputador chinês Tianhe-1A bateu o recorde mundial de velocidade de processamento. Atingiu um pico de 2.57 petaflops contra 1.76 petaflops do recordista anterior, o US XT5 Jaguar, dos EUA.
Para entender: Flops (operações de ponto flutuante por segundo, na sigla em inglês) são, de forma simplificada, unidades usadas para medir a quantidade de cálculos por segundo que um computador consegue processar. As medidas mais comuns são, por ordem de grandeza, os megaflops, gigaflops, teraflops e – recentemente – os petaflops. Um petaflop siginifica 10 elevado à 15ª potência ou, para ficar num número que se possa imaginar, mil trilhões de operações por segundo.
A confirmação do feito do Tianhe veio com a publicação da lista dos 500 computadores mais rápidos do mundo, mas desde outubro se especulava que o supercomputador chinês iria bater esse recorde.
O Tianhe-1A está instalado no Centro de Nacional de Supercomputadores, em Tianjin e apresenta uma novidade em relação aos seus predecessores: muito da sua capacidade de processamento vêm de chips mais comumente encontrados em placas gráficas. Espera-se que isso se torne uma tendência na industria da supercomputação, já que três dos quatro gigantes do topo usam a mesma tecnologia.
Os chineses esperam usar a supermáquina para efetuar simulações climáticas para previsões do tempo, além de pesquisas para localizar campos de petróleo submarinos.
msn.com
0 comentários:
Postar um comentário